23/07/2017

Os fiordes do Omã

Sempre tive muita curiosidade em fazer o famoso passeio pelos "Fiordes do Omã".Assim,resolvi comprar um tour saindo de Dubai,para o passeio de barco de um dia com almoço.A agência que opera o tour se chama Musandam Adventures e o ideal é fazer a reserva antes de chegar aos Emirados Árabes.O tour custa 450 AED ,o que equivale a aproximadamente a 130 USD.

Estava hospedado no Íbis Mall of the Emirates e o pick up estava previsto às 07 horas.Por volta de 07h05min,chegou a van da agência,para me buscar.Soube pelo simpático guia Haim,originário da Cracóvia,que seria o único passageiro saindo de Dubai naquele dia.Optei pelo tour via Dibba,uma cidade que fica em 2 países,uma parte nos Emirados Árabes,em Sarjah e outra no Omã.
A viagem até Dibba demorou aproximadamente 2 horas e 30 minutos.A estrada era de boa qualidade e atravessamos quase todo o país,vendo desertos,oasis,camelos,bonitas paisagens de montanhas até chegar a Dibba ,ainda do lado de Sarjajh,onde fomos buscar mais uns 10 passageiros,todos europeus da Noruega e Grã Bretanha.
Rumamos então para Dibba,do lado do Omã,onde um barco típico chamado de Dhow,de madeira mas muito seguro iria nos levar para o passeio aos fiordes.Demoramos uns 30 minutos para passar as 2 fronteiras e chegamos ao píer para embarcar no barco típico.O passaporte não e carimbado mas apenas verificado.
Juntaram-se a nós mais uns outros 20 turistas e eramos ao todo 38 pessoas com o staff.O barco tinha uma parte coberta e outra com cadeiras e colchonetes no sol,onde a maior parte dos turistas se concentrou,apesar de suas peles brancas.
Fomos recebidos com uma mesa de frutas e refrigerantes,inclusive água que foram servidos o tempo inteiro pelos guias.O Omã é um país islâmico e as bebidas alcólicas são proibidas.No barco,vendiam cervejas do Omã sem álcool ,que não estavam incluídas no pacote.
O mar estava um pouco agitado mas logo nos acostumamos e começamos a desvendar paisagens lindíssimas das montanhas e do mar.Estavamos navegando pelos famosos fiordes do Omã,na região de Musandam.Navegamos aproximadamente uma hora,uma hora e vinte minutos,quando fizemos a primeira parada para banho de mar.O mar era calmo e a temperatura da água boa.Os que desejavam ficavam nadando em volta do barco e havia a possibilidade de ser transladado em barco,para uma praia próxima.A primeira parada foi de 70 minutos.Na volta,os guias anunciaram que o almoço seria servido:a comida típica era deliciosa ,abundante e incluía carnes,arroz,saladas e uma deliciosa pasta de grão de bico.A sobremesa era composta de frutas e alguns doces,seguida de café ou chá.
O guia então informou que seriam proporcionados passeios na lancha rápida,pelas vizinhanças para cada grupo de 15/18 pessoas e que demoraria mais ou menos 15/20 minutos cada passeio.Após o passeio,foi dado novos 40 minutos para banho de mar.Uma musica local tocava o tempo todo,contribuindo para a tematização do passeio.
Ao voltarmos do novo banho de mar,encontramos o que eles chamaram de "duty  free shopping":uma venda de lembranças locais.Passados uns 15 minutos,foi anunciado que estaríamos retornando para Dibba-Omã.A volta durou mais uma hora.Foram  5 /6 horas de passeio no mar.Era chegado o momento de retornar para Dubai.Passamos novamente as 2 fronteiras e em 2 horas e 30 minutos,estava novamente na porta de meu hotel,em Dubai.Uma experiência que não pode serv perdida.